detetive luiz gomes

Entrevista com o detetive Luiz Gomes

Como surgiu a profissão do Detetive Particular?

O Detetive Profissional Particular surgiu com a necessidade de se apurar com mais rapidez fatos e crimes que não puderam ser resolvidos pelas autoridades competentes.
Devido o aumento da criminalidade, roubos, furtos, fraudes, etc. em todo o País, foi necessário o surgimento de um profissional capaz de ajudar a resolver e elucidar casos simples como um adultério até casos mais complexos como um homicídio.
O trabalho deste profissional refere-se a buscar provas materiais, documentais, testemunhas e indícios que ajudem a desvendar os autores dos delitos cometidos e sua forma de execução.

Há quanto tempo existe esta profissão?
Aqui no Brasil há várias décadas, já no mundo, há milhares de anos.

Como assim, milhares de anos?
Basta você ler o Velho Testamento da Bíblia Sagrada e ver que já naquele tempo algumas pessoas utilizavam-se dos serviços de investigação, observação, informação e infiltração para obter vantagens sobre seus inimigos. Veja o caso de Moisés que enviou os doze espias para espionar a terra prometida por Deus. (Num 13)

As autoridades reconhecem o trabalho do Detetive Profissional Particular?
Reconhecem e precisam conhecer cada vez mais, até porque a Lei reconhece e por isso o agente da Lei (Autoridade) precisa conhecer e respeitar o trabalho daqueles que atuam dentro da Lei.

O Detetive Profissional Particular pode atuar em casos junto com a Polícia ?
Junto não, muito menos interferir no trabalho policial.
O Detetive Particular pode sim, uma vez contratado, buscar e reunir provas que possam ser acrescentadas ao inquérito policial.  Isso deve ser feito com o conhecimento da autoridade responsável pelo caso em questão. Nenhum Detetive Profissional Particular têm poder de polícia e nem deve se apresentar como tal durante uma investigação, sob pena de incorrer em crime de falsidade ideológica. Quanto o colaborar com as autoridades, ele está protegido pelo Código Penal sob o Art. 12

Como deve ser a Formação de um Detetive Profissional ?
A formação de um profissional de investigação privada deve ser pautada na ética, na disciplina e no conhecimento inerente a profissão. O candidato ao cargo deve cumprir todas as normas de conduta de um profissional que irá lidar com segredos profissionais, confidências pessoais e sentimentos daquele que o contratou. Para lidar com tudo isso de maneira profissional, é necessário que o Detetive seja uma pessoa leal, íntegra, de boa formação familiar e de ilibada conduta moral. Jamais se envolver emocionalmente com o cliente ou com os envolvidos no caso e principalmente não tomar partido para si de fatos referente ao caso em andamento. Sob pena de agir emocionalmente e acabar envolvido na trama em questão.

O que o Detetive Gomes tem a dizer obre os atuais Cursos de Formação de Detetives?
Isto é um fato que vem preocupando as autoridades e os verdadeiros profissionais, não só aqui no Rio de Janeiro, mais acredito que seja em todo o Brasil . Infelizmente 99% dos cursos que existem são ministrados por instituições fantasmas, tendo em vista que a maioria destas instituições não existem. Pior, essas pessoas que criam estes cursos falsos nunca trabalharam na profissão. Além de emitirem documentos falsos como diplomas e carteiras, os tais cursos ainda vendem para seus alunos aqueles porta documentos com o brasão da Republica Federativa do Brasil. Isto é crime e isto é preocupante.  Como você pode ver, eles não se importam com os candidatos, só querem é vender.

Como assim, não se importando com o Candidato ?
Hoje qualquer pessoa pode fazer um destes cursos, dos analfabetos até os procurados pela justiça. Não se preocupam em saber quem são seus futuros alunos, não checam os antecedentes criminais, isso é muito perigoso, pois tem pessoas procuradas pela justiça trabalhando na profissão.

É perigoso também ?
Claro, além de não encontrarmos no mercado bons profissionais preparados para atuar como assistentes, ainda corremos o risco de ter em nossas agências pessoas procuradas pela justiça. Tudo isso só vem contribuir para manchar o nome da categoria. O que tem de gente por aí com carteira de detetive tentando entrar pela porta do ônibus sem pagar, entrar no cinema sem pagar e principalmente se passando por policial. Os índices são alarmantes. É com isto que os verdadeiros Detetives donos de cursos tem que se preocupar. Devem criar uma estrutura didática e curricular e formar bons profissionais trazendo sua experiência de campo para dentro da sala de aula, mostrando aos seus alunos a responsabilidade de um profissional e as barreiras que os mesmos irão enfrentar no dia a dia.

Como é o mercado e em que área pode atuar o Detetive Profissional?
Hoje considero o mercado de investigação privada um dos melhores. Costumo dizer aos meus alunos que somos privilegiados por atuarmos num mercado que nunca está em crise, uma vez que ninguém vive sem informação. Tudo é tomado como base principal a informação. Seja nos negócios familiares ou empresariais. As tomadas de decisões são baseadas em informações privilegiadas, ou seja, são através das informações antecipadas que o cliente irá decidir e conhecer sua margem de lucro ou perda num grande negócio.
Até mesmo no casamento ou no divórcio. Hoje em dia, ninguém faz nada sem antes consultar um profissional de informações. Por isso repito, que a formação de um bom profissional de investigação privada deve ser a melhor possível, sempre buscando novos conhecimentos e atualizando-se diariamente em novos cursos.

Quanto ganha um Detetive Profissional ?
Em média um Detetive Profissional ganha entre R$ 5.000,00 a R$ 30.000,00. Eu disse em média, mais temos vários exemplos em todo o País de grandes empresários do ramo de investigação privada que chegam a ganhar milhões assessorando grandes empresas.  E quem são essas pessoas? São aqueles que estudaram, tiveram uma boa formação, bons professores e investiram na profissão.

Para terminar, quem é o Detetive Gomes ?
O Detetive Gomes é um profissional sério, dedicado, que se preocupa constantemente com o nome da categoria e que procura honrar e zelar por tudo aquilo que diz respeito a sua profissão. Há 28 anos atuando no mercado de investigação privada, tenho conquistado o reconhecimento e o respeito de meus colegas de profissão, alunos e autoridades.

Clique aqui e acesse o site do Detetive Gomes

 

 curso-detetive-fale-conosco

 

Alguma dúvida? Pode perguntar!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem